Gestão amplia transparência e controle na administração de contratos públicos
- RODRIGO GALGANI

- há 4 horas
- 1 min de leitura
O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) apresentou o Plano de Fiscalização, nova funcionalidade do Contratos.gov.br destinada a aprimorar o acompanhamento da execução dos contratos públicos.
A ferramenta permite que fiscais e gestores planejem e registrem as atividades de fiscalização, ampliando a rastreabilidade, reduzindo falhas e substituindo controles realizados em planilhas e documentos avulsos.
Além disso, o Decreto nº 13.031/2026 tornou obrigatório o uso do Contratos.gov.br para gestão de contratos e atas de registro de preços na Administração Pública Federal, reforçando a transparência, a padronização dos procedimentos e a segurança jurídica.
A iniciativa busca modernizar a gestão contratual, fortalecer o controle da execução dos contratos e aumentar a eficiência da administração pública.
Institui o Sistema Contratos.gov.br no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, regulamenta a celebração e a gestão de contratos e de termos aditivos na forma eletrônica e altera o Decreto nº 11.246, de 27 de outubro de 2022. |
Saiba mais em:
Data da matéria: 24/06/2026
.png)



Comentários