O Tribunal de Contas da União (TCU) acompanhou as aquisições de bens e serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC) na administração pública federal, focando nas pesquisas de preços e orçamentos. A auditoria analisou 196 editais de licitação, com recursos somando R$ 5,3 bilhões, e constatou assimetria de informações entre compradores e fornecedores, dificultando a estimativa de preços e resultando em grandes variações de preços para soluções semelhantes.
O TCU recomendou à Secretaria de Governo Digital (SGD), à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que orientem as unidades sob sua supervisão a exigir que licitantes informem todos os componentes das soluções de TIC ofertadas. Também foi identificado o problema da ausência de instrumentos adequados para subsidiar a análise crítica de pesquisas de preços.
Para resolver essas questões, o TCU sugeriu o uso de fontes diversas de informação, incluindo referenciais de preços internacionais, para melhorar a análise crítica dos preços estimados.
Confira a notícia completa em:
Fonte: Portal TCU | Secom - SG/va
Data da notícia: 17/07/2024
コメント